ALDO CALVET

 

inÍcio da gestÃo de Calvet no SNT


ÚLTIMA HORA RIO 13-6-1951

O PRÓXIMO I CONGRESSO BRASILEIRO DE TEATRO

Otimismo e expectativa de amplos debates no seio da classe teatral – Maior  número de casas de espetáculos e melhores condições para os profissionais – Código de Ética e Conselho Nacional do Teatro. A Palavra do Sr. Aldo Calvet, Diretor do S.N.T.


Na segunda semana de julho vindouro, de 9 a 13, instalar-se-á, nesta capital, o I Congresso Nacional de Teatro, que reunirá representações de mais de vinte entidades de classe e instituições ligadas aos nossos meios cênicos.


Esse conclave, que vem sendo organizado pela Associação Brasileira dos Críticos Teatrais, sob o patrocínio do Serviço Nacional de Teatro, objetiva o mais amplo estudo e debate dos problemas econômicos, sociais e culturais referentes ao ator e demais profissionais do palco, bem como a apreciação da situação dos amadores, com especial atenção à difusão de seus empreendimentos e respectivo amparo pelo Estado. Os congressistas examinarão, ainda, todas as questões relativas à obra lítero-teatral e ao espetáculo em si e elaboração, para ser oferecido ao Congresso Nacional, de um Código de Ética e um ante-projeto para a criação do Conselho Nacional de Teatro.


As discussões abrangerão, igualmente, as realizações teatrais no  rádio.


A PALAVRA DO DIRETOR DO SERVIÇO NACIONAL DE TEATRO


Sobre a realização desse Congresso, que vem polarizando as atenções dos meios teatrais de todo o país, procuramos ouvir o Sr. Aldo Calvet, diretor do S.N.T. e grande estudioso desses assuntos. Encontrâmo-lo bastante otimista, na perspectiva de que os congressistas cheguem a conclusões perfeitamente objetivas.


  1. -Estou certo – disse ele – que do I Congresso Brasileiro de Teatro resultarão muitos benefícios, não só para os profissionais, mas ainda para o próprio melhoramento do palco nacional. Terá ele o largo alcance dos debates públicos. Eminentemente construtivo, abordará todos os problemas culturais e sociais relativos ao Teatro. Foi, portanto, com satisfação que o S.N.T. empreendeu todos os esforços no sentido de tornar realidade a oportuna ideia da Associação Brasileira de Críticos Teatrais.


AMPARO AOS PROFISSIONAIS DO PALCO

Referindo-se às condições dos profissionais do palco, lembrou que as atividades dos mesmos continuam amparadas pela chamada “Lei Getúlio Vargas”, que data de 1938. De então para cá, a despeito de toda as grandes conquistas das classes trabalhadoras, os operários cênicos têm permanecido quase que à margem de seus benefícios, muito embora sejam contribuintes do Instituto dos Comerciários. Assim, espera que o Congresso venha a encarar essa questão com especial interesse, encontrando para ela as soluções a serem sugeridas aos poderes competentes.


MAIS TEATROS, MAIOR PUBLICAÇÃO DE OBRAS E ASSISTÊNCIA AOS NOVOS

Entretanto – prosseguiu o diretor do S.N.T. – devo igualmente salientar a importância que o Congresso dará à questão da construção de teatros, pois que a falta de um maior número de casas de espetáculo, no país inteiro, tem constituído um entrave considerável ao desenvolvimento e expansão da cena nacional. Da mesma forma, serão de real interesse as discussões em torno de medidas que venham estimular a publicação de obras teatrais, sejam de autores brasileiros, sejam traduções de peças clássicas.


A este propósito, lembrou a necessidade de maior assistência aos autores nacionais, pois que, se os teatrólogos têm hoje os seus direitos assegurados pela Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, nem por isso se torna prescindível um incentivo permanente, tanto mais quando se trata de autores novos, sem conhecimento do “métier”. O aproveitamento dos pendores intelectuais para a literatura dramática precisa ser encarada como o elemento básico para a renovação e aperfeiçoamento da dramaturgia indígena.


OPORTUNIDADE DA REALIZAÇÃO DO CONGRESSO

Depois de referir-se a outras questões que serão debatidas no Congresso, o Sr. Aldo Calvet finalizou:

- Não há que duvidar do êxito do empreendimento da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, por todos os motivos de grande interesse para quantos militam no teatro. Estou sinceramente convencido de que os objetivos colimados pelo Congresso, serão plenamente atingidos, sobretudo porque ele se vai realizar num momento em que o governo do presidente Getúlio Vargas tem as suas vistas voltadas para o teatro, como elemento educativo e expressão da cultura brasileira.