ALDO CALVET

 

repercussÃo DA saÍda de Calvet


Correio do Povo Recife AGOSTO -1954

NATHALIA TIMBERG,“O CASO CALVET É

MAIS UM FRUTO DE NOSSA POLÍTICA”

Um movimento que veio abalar um pouco a estabilidade de nosso teatro – Enquete com alguns artistas da Dramática – Depõe Hugo Guimarães: “A saída de Calvet foi uma perda considerável para o teatro brasileiro – Não há pagamento atrasado – Sônia Oiticica apenas termina o contrato – Um caso político


A demissão do sr. Calvet, da direção do Serviço Nacional de Teatro, pelo Presidente da República, Sr. Getúlio Vargas, causou grande movimento nos meios teatrais do país, principalmente na Companhia Dramática Nacional, conjunto artístico subordinado àquela entidade e que atualmente se encontra no Recife, cumprindo uma temporada pelo norte do Brasil. O pessoal que compõe o grupo da “Dramática”, desde o diretor ao ajudante de contra-regra, mostrou-se perturbado com o fato, principalmente porque o ex-diretor do Serviço Nacional de Teatro vinha cumprindo perfeitamente o exercício de suas funções e gozava de um imenso prestígio, frente aqueles que fazem teatro, em nossa terra.


Procuramos entrar em contacto com alguns atores e atrizes do conjunto que nos visita, afim de melhor esclarecer o movimento que se verificou no Rio de Janeiro, mas que vem repercutindo em todo o país. Primeiramente, ouvimos a opinião de Ribeiro Fortes, que não teve receio em declarar:

“Não há mais motivo para alarme” . . . 

E concluindo:

Até uns dias atrás, sim, mas agora, com a reunião que fizemos na noite de ontem, as nuvens já foram dissipadas. A demissão do Calvet foi uma praxe política” . . .


Magalhães Graça quis esquivar-se. Para satisfazer a reportagem, declarou:

“Não sei qual o motivo que justifique a retirada do Calvet . . . “É um movimento político de que não estamos a par”


COM NATHALIA TIMBERG

Nathalia Timberg, principal intérprete feminina de “A raposa e as uvas” (Cléia) e que vem cumprindo também, com verdadeiro brilhantismo, seu papel na peça de Martins Pena “As casadas solteiras”, recebeu-nos gentilmente no “Hotel Guararapes”, dizendo:


O caso Calvet é mais fruto de nossa política. E é justamente a minha maior decepção artística ver a política se intrometer e procurar sujeitar a arte” . . .

E após indagarmos sobre a administração Calvet:

Apesar de ter passado grande parte de sua administração fora do país, não deixo de reconhecer sua capacidade administrativa. A CDN, resultado de um idealismo seu, por si só prova sua qualidade de bom diretor”.


CELME SILVA

Celme Silva, apesar de preparando-se para entrar em cena (Em “As casadas solteiras”, faz Clarice, que marca sua estreia no Santa Isabel, e vem colhendo grandes aplausos do público), disse-nos:

“Não sei bem o motivo” . . .

E depois de uma pausa:

Calvet era bom diretor, e sua demissão causou-nos surpresa”.


FALA O TESOUREIRO HUGO GUIMARÃES

- “A saída de Calvet foi uma perda considerável para o Teatro Brasileiro, pois ele transformou uma repartição inoperante num centro de atividade em favor do desenvolvimento de nossa arte”.

Foram estas as palavras do tesoureiro da CDN, que vem respondendo pela secretaria da mesma, em substituição a Agnelo Macedo.

A propósito da situação financeira da companhia disse-nos:

“É das melhores possíveis e não há um pagamento em atraso, pois todos recebem pelo Tesouro Nacional, duma verba específica. A subvenção que falam (e mostrou um jornal que trazia entre as mãos) não existe porque a companhia não é subvencionada. Ela foi criada por decreto sancionado pelo Presidente da República.


SÔNIA OITICICA APENAS TERMINA O CONTRATO

Procuramos a intérprete de “Melita” (A Raposa e as Uvas) para entrarmos diretamente em contacto sobre sua situação frente a “Dramática”, pois, segundo jornais da cidade, a aplaudida estrela havia pedido demissão, em vista do caso Calvet.

Não a encontrando, colhemos informações com alguns componentes da companhia, que afirmaram não haver fundamento a notícia de sua demissão.

- “Sônia apenas termina o contrato” . . .


-caption photo-

Uma parte do elenco da Cia. Dramática Nacional que tomou parte na peça de Martins Pena, “As Casadas Solteiras”, vendo-se Celme Silva, Magalhães Graça, Fregolente, Ferreira Maya, Nathalia Timberg, Narto Lanza e outros.

CONTATOhttp://www.aldocalvet.org/aldo_calvet_contato.phphttp://www.aldocalvet.org/aldo_calvet_contato.phpshapeimage_2_link_0