ALDO CALVET

 

repercussÃo DA saÍda de Calvet


Jornal do Commercio 13-08-1954

ARTES E ARTISTAS

Desconsideração à classe teatral


Afastado da direção do Serviço Nacional de Teatro, Aldo Calvet – A ideia da fundação de uma Federação Nortista de Teatro – Oportunas declarações do teatrólogo Meira Pires

Encontra-se no Recife o teatrólogo Meira Pires, diretor do Teatro Carlos Gomes, de Natal, do qual é Benemérito por força de Portaria assinada pelo Prefeito da capital potiguar.

Abordado , ontem, pela nossa reportagem, Meira Pires situou alguns interessantes aspectos do atual momento teatral do Brasil.

Inicialmente, disse-nos o autor de “Um resto de homem”:

-- O afastamento de Aldo Calvet da direção do Serviço Nacional de Teatro constitui um gesto de desconsideração à classe teatral. Foi a classe que, em 1951, num magnífico movimento democrático exigiu do Governo da República a nomeação de um seu representante para dirigir os destinos do órgão criado com o fim de amparar as manifestações artísticas da gente brasileira. De um momento para outro, porém, sem que a classe tomasse, sequer, conhecimento, ou fosse consultada, é exonerado do cargo o sr. Aldo Calvet e nomeado o professor Adonias Filho, embora um homem de reconhecido valor intelectual, sem conhecimentos positivos acerca dos problemas que afligem a classe nacional.

Há necessidade – prossegue Meira Pires – de proclamar os relevantes serviços prestados pelo sr. Aldo Calvet à arte cênica brasileira. O Norte, por exemplo, sempre esquecido, sempre desprezado, teve os seus problemas equacionados na administração Calvet. Antes, nenhum outro Diretor do SNT havia feito qualquer benefício aos que, no Norte, procuram trazer sempre acesa a chama do ideal artístico. Não encontro, por isso, razões que justifiquem a exoneração de um homem que deu personalidade a uma repartição inoperante, traçando novos rumos para o teatro brasileiro.

Não posso, não devo e nem quero fazer apreciações em torno do que realizará o novo titular do SNT. Qualquer opinião, nesta altura, seria temerária. O homem mal acaba de tomar posse. Mas, não acredito, de modo algum, que ele possa fazer um milímetro mais do que fez Aldo Calvet. Poderá continuar o que ele deixou, o que já será muito em louvor de sua gestão.

O seu prestígio está evidenciado. Para ele, certamente, será fácil conseguir, em definitivo, a isenção de taxas que oneram as Cias. e bem assim o transporte de que, tanto necessitam as Cias. itinerantes. A construção de casas de espetáculos, como anuncia o professor Adonias, é interessante, porém, não constitui nenhum obséquio do Governo, pois, cobrando impostos, nenhum favor está fazendo ao artista nacional. Mesmo assim, quero assistir à inauguração dessas casas de espetáculos . . .

Nesta altura, diz Meira Pires:

- Há necessidade da fundação, incontinenti, de uma Federação Nortista de Teatro para que, por seu intermédio possamos atestar a presença de vida no Teatro nordestino. Será que são insuficientes as nossas realizações? Antes de encerrar, quero dizer que confio cegamente no vice-Presidente Café Filho que, como nortista, empregará os seus melhores esforços no intuito de não de permitir que desapareça o Teatro que se pratica na sua região. Os insistentes apelos que ele tem recebido de todos os que fazem teatro no Norte, bem evidenciam a estima de que se fez credor o sr. Aldo Calvet.

Também temos direitos e conhecemos a vida e as necessidades do teatro nacional.

Antes de se despedir da reportagem, Meira Pires nos informou estar programada a realização, em outubro, na capital potiguar, do I Congresso Nortista de Teatro, que será presidido pelo sr. Café Filho e contará com a presença do sr. Aldo Calvet, a quem será concedido o Título de Benemérito do teatro potiguar. Nessa oportunidade será inaugurada no saguão do Teatro Carlos Gomes, uma placa em homenagem ao ex-diretor do Serviço Nacional de Teatro.

E Meira Pires finalizou, declarando:

- “Ele voltará”, deve ser o slogan de todos os que se habituaram a admirar em Aldo Calvet, um dos elementos da mais positiva influência no progresso do teatro brasileiro, nestes últimos anos.

CONTATOhttp://www.aldocalvet.org/aldo_calvet_contato.phphttp://www.aldocalvet.org/aldo_calvet_contato.phpshapeimage_1_link_0